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Você sofre de falta de atenção, memória fraca, humor variável, dificuldade de aprendizado ou manter o equilíbrio e falta de criatividade? Se sofre de alguns destes ou todos estes sintomas, você pode estar tendo problemas no sono, que afetam cada vez mais pessoas, prejudicando suas qualidades de vida e aumentando o nível de estresse nos mais variados ambientes. Aí vira aquela história do tostines… não dorme porque está estressado ou está estressado porque não dorme? 

Os problemas do sono são vários: insônia, ronco, apnéia, bruxismo, sonambulismo e narcolepsia. A insônia atinge cerca de um terço das pessoas que vivem em cidades grandes no Brasil. Obviamente, ninguém deixa de dormir bem porque quer e em muitos casos crônicos apela-se para medicamentos que com o tempo podem ter seu efeito reduzido e seus riscos para a saúde aumentados. O ideal é descobrir o motivo da insônia e tentar eliminá-lo, embora em alguns casos, isto seja praticamente impossível, principalmente aqueles ligados a nossa consciência. Preocupação, ansiedade, consumo de estimulantes são motivos comuns, mas o estresse parece ser o maior de todos. O efeito é devastador. Uma noite mal dormida produz sintomas semelhantes ao da embriaguez. E certamente não resolverá os problemas que a originaram. 

Se a cabeça está muito agitada, com muitos pensamentos, o indicado é acalmá-la com óleos sedativos. A lavanda é conhecidíssima por seus efeitos calmantes, bastando pingar 1 gota em cada lado do travesseiro ou dez gotas no difusor elétrico, aromatizando o quarto inteiro! Pode-se também pingar uma gota do óleo de capim limão no aromatizador pessoal ao chegar do trabalho para já ir acalmando a mente até a hora de dormir! Manjericão ajuda também a clarear e fortalecer a mente, facilitando na hora de dormir. 

Os cítricos também ajudam a acalmar e inclusive são ótimos digestivos, ajudando depois do jantar o corpo a se preparar para descansar com a digestão completa. Deve-se usar à vontade os seus leves e agradáveis aromas, como laranja, tangerina, limão e bergamota. Deste último, já se comprovando um efeito interessante: faz lembrar dos sonhos muito vivos e intensos, causando até apreensão em alguns indivíduos não preparados para entrar tanto em contato assim com seu subconsciente. Para os casados ou namorados, uma boa pedida é uma boa massagem com óleo vegetal de maracujá com qualquer dos óleos cítricos. O poder sedativo do maracujá ajuda a relaxar tanto o corpo quanto a mente. Difícil será acordar no dia seguinte! O efeito é maravilhoso além do toque da massagem, fortalecendo a relação conjugal, podendo-se alternar os dias com uma massagem mais quente, mais afrodisíaca, com ylang ylang e tangerina ou canela e laranja para proporcionar o sono dos anjos! 

Agora, para uma noite de diva, tipo Marilyn Monroe, dormir com apenas uma gotinha de óleo de rosas e nada mais seria realmente um luxo só! E um lençol de cetim maravilhoso e haja autoestima! Apenas para mulheres poderosas e donas de si. Ou que almejam chegar lá! Tudo bem, tudo bem. O ylang-ylang tem um valor mais acessível e também vai fazer milagres no sono, no amor próprio, na vida! Tem a propriedade de acalmar a respiração e baixar os batimentos cardíacos, o suficiente para propiciar o sono, mas não mais que uma gotinha no travesseiro, sob pena de estimular o cérebro, tudo o que não precisamos nesta hora! 

Ah, e para quem sofre de problemas respiratórios, eucalipto e hortelãpimenta são indispensáveis ao lado da cama, bastando uma gotinha na gola do pijama para aliviar e promover o sono reparador. Ou diluídos em um pouco de óleo de amêndoas, esfregando sobre o peito numa gostosa massagem! Coisa de mãe, que ajuda a aumentar ainda mais o vínculo! Papais também podem, vai! 

Todos estes óleos essenciais podem ajudar não apenas na insônia, mas na apnéia (óleos respiratórios) e no bruxismo (óleos sedativos e calmantes), permitindo que o sono atinja todas as fases necessárias para um sono reparador, quebrando um círculo vicioso que envelhece tanto corpo quanto mente e permitindo uma vida mais plena e um dia mais azul com um sol mais brilhante e com menos chances de outros distúrbios como depressão, pânico e etc. Receitinha da semana: 35 gotas de óleo essencial de Lavanda 60 gotas de óleo essencial de Bergamota 5 gotas de óleo de Rosas (opcional) Misturar e pingar 10 gotas no difusor elétrico antes de dormir.

Receitinha da semana:

35 gotas de óleo essencial de Lavanda

60 gotas de óleo essencial de Bergamota

5 gotas de óleo de Rosas (opcional)

Misturar e pingar 10 gotas no difusor elétrico antes de dormir.

Fonte: Beatriz Yoshimura, 18/01/2011

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