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Você sabia que algumas atividades podem melhorar a qualidade do seu sono? Confira abaixo algumas dicas!

  • Ir para cama com sono.
  • Manter uma rotina regular no horário de deitar e levantar.
  • Manter o quarto escuro e silencioso à noite.
  • Caso haja a necessidade de levantar durante a noite, procure usar lâmpadas adequadas, evitando luz branca ou azul.
  • Manter a temperatura do quarto confortável para iniciar e manter o sono.
  • Evitar o uso de medicações para o sono sem prescrição médica, uma vez que podem ter colaterais negativos, particularmente quando ficamos mais velhos.
  • Melatonina pode ter benefícios para algumas pessoas, mas o médico deve ser consultado.
  • Manter os animais que atrapalham o sono fora do quarto de dormir.
  • Evitar atividades na cama como: assistir TV, usar smartphones, ler e-mails.
  • Evitar alimentação pesada próximo do horário de dormir.
  • Evitar o uso de bebida alcoólica e alimentos ou bebidas que contenham cafeína próximo do horário de dormir.
  • Praticar exercícios físicos regularmente evitando os mesmos próximo do horário de deitar.
  • Evitar tabagismo.

Fonte:Hábitos saudáveis para uma boa noite de sono, Semana do Sono 2020 – Cartilha do Sono. Realização: Associação Brasileira do Sono – ABSONO, Associação Brasileira da Medicina do Sono – ABMS e Associação Brasileira de Odontologia do Sono – ABROS. 

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