fbpx
ADS

O Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) foi criado em 1984 como uma iniciativa de um grupo de fabricantes de colchões e de matérias-primas para estabelecer um padrão de qualidade para os colchões de espuma no Brasil e ajudar o consumidor a escolher o colchão ideal à suas necessidades.

Através de um intenso trabalho de pesquisa, o INER desenvolveu a primeira Norma Técnica para a fabricação de colchões de espuma no Brasil e criou a Tabela de Biotipo, que indica o colchão de espuma adequado para cada indivíduo, considerando a relação peso e altura. 

Em 1996, o INER criou o Certificado Pró-Espuma para identificar e diferenciar os colchões produzidos dentro deste novo conceito de qualidade. O Certificado Pró-Espuma é a garantia ao consumidor de que ele está comprando um produto adequado, fiscalizado e com todas as características exigidas pela NORMA INER.

O INER continuou seu trabalho e em 2004, criou a primeira NORMA TÉCNICA PARA COLCHÕES DE MOLAS no país. Em 2011, passou a certificar também estofados e travesseiros.

Em 2014, o INER criou um programa de treinamento para formação de lojistas e gerentes de lojas com o objetivo de qualificar toda a cadeia produtiva e capacitar os profissionais para um atendimento de qualidade ao consumidor.

INER atesta a qualidade de 1 milhão de colchões em média por ano através do Certificado Pró-Espuma

Com mais de 35 anos de atividade, o INER chegou à marca de 32,5 milhões de colchões com qualidade atestada pelo certificado Pró-Espuma. Outro marco do INER é ter capacitado mais de 5 mil profissionais da cadeia de produção de colchões, como fabricantes, lojistas e vendedores.

“Esses números representam, na prática, a nossa principal missão, que é zelar pela qualidade do sono dos brasileiros. Fazemos isso ao estabelecer um padrão de qualidade rigoroso na fabricação de colchões. Para isso, nossa principal bandeira é o certificado Pró-Espuma. Com ele, o consumidor pode facilmente identificar quais dos mais de 400 fabricantes de colchões brasileiras são, de fato, guardiões do sono” afirma Fabiana Manzano, diretora-executiva do INER. Hoje, apenas cinco empresas estão autorizadas pelo INER a utilizar o Certificado Pró-Espuma: Americanflex, Castor, FA, Luckspuma e Orthocrin.

Além de zelar pela qualidade dos produtos, o INER também atua no aspecto humano do mercado de colchões. “Hoje, o principal promotor dos cuidados do sono acaba sendo o vendedor e o lojista de colchões. Cabe a eles apresentar ao consumidor todos os inúmeros benefícios de adquirir um produto de altíssima qualidade e, por isso, oferecemos cursos online de gestão e de especialização na venda de colchões”, afirma Fabiana.

Qualidade garantida e fiscalizada

O INER tem a mais de 25 anos uma parceria com o SENAI, que viabilizou o desenvolvimento de um processo de fiscalização pioneiro no setor. Por meio de testes mensais, milhares de produtos passam por uma vistoria seguindo padrões internacionais de qualidade, com normas técnicas específicas e que atendem ao mais alto nível de exigência, indo além dos padrões estabelecidos pela ABNT e o INMETRO.

“O Certificado Pró-Espuma é o único programa que estabelece uma fiscalização rotineira mensal, de forma a garantir que todos os produtos estejam realmente sendo produzidos dentro das normas técnicas com as quais trabalhamos. As pesquisas, as normas mais rigorosas, a fiscalização mensal, os treinamentos e a constante busca por inovação fazem do Pró-Espuma muito mais que um programa de qualidade” explica a diretora-executiva do INER. 

 

ADS

Enviar meu comentário