fbpx
ADS

A necessidade de horas de sono é muito variável de pessoa para pessoa. Em média, os adultos necessitam 8 horas de sono por dia, porém, o importante é que cada um respeite as suas necessidades e limites. O sono também varia conforme a idade. 

RECÉM-NASCIDO

O recém-nascido dorme em média 14 a 18 horas por dia, intercalando períodos acordado a cada 3 ou 4 horas. Este número de horas de sono é importante para o crescimento e desenvolvimento, principalmente neuronal.

INFÂNCIA 

Durante a infância, com o passar dos meses e dos anos, ocorrem modificações no ritmo sono-vigília, assim como no número de horas de sono necessárias. 

Assim, aos 3-5 anos (chamado de idade pré-escolar) a necessidade de horas de sono varia entre 13 a 15 horas, com períodos de cochilos durante o dia. Aos 6-12 anos (idade escolar), é de 9 a 11 horas por dia, não havendo mais a necessidade de cochilo diurno.

ADOLESCÊNCIA

A adolescência é caracterizada por uma situação especial e passageira de mudanças no padrão de sono, com a necessidade de sono de 8 a 10 horas. 

Nesta fase da vida existe um atraso de fase do sono, no qual o adolescente apresenta a tendência a dormir mais tarde e acordar mais cedo. 

Essa mudança é natural do ritmo de sono-vigília, que pode promover desajuste com a prática dos horários escolares e outros compromissos sociais. 

VIDA ADULTA

Na vida adulta, a necessidade de sono da maioria da população varia de 7 a 9 horas, sendo a média de 8 horas.

IDADE AVANÇADA

Com o avançar da idade, a necessidade de sono pode sofrer um decréscimo pequeno, apresentando uma duração de 7 a 8 horas. Porém, os idosos podem manifestar mais despertares noturnos e a tendência ao avanço de fase do sono, ou seja, a tendência a dormir mais cedo e acordar mais cedo, podendo ceder mais facilmente à necessidade de cochilar durante o dia.  

Fonte: A duração do sono conforme idade, Semana do Sono 2020 – Cartilha do Sono. Realização: Associação Brasileira do Sono – ABSONO, Associação Brasileira da Medicina do Sono – ABMS e Associação Brasileira de Odontologia do Sono – ABROS. 

ADS

Enviar meu comentário