fbpx
ADS

Homeopatia é um sistema terapêutico que se baseia no princípio “simula similibus curentur”, que significa “semelhante cura semelhante”.

Assim o que uma substância produz em um indivíduo em seu estado substancial, quando diluído e dinamizado (medicamento homeopático) ela é capaz de induzir o organismo a utilizar os seus mecanismos defensivos para combater esses mesmos sintomas.

Nesse sentido é um mecanismo que lembra o das vacinas, que utilizando o vírus, ou o patógeno atenuado, induz o organismo a produzir anticorpos para combater os sintomas da doença provocada por esse mesmo vírus ou agente patogino.

A homeopatia tem um mecanismo similar, só que a substância utilizada não é a mesma que produz a doença ou desequilíbrio no doente, mas uma substância que produz, quando em estado natural, sintomas semelhantes ao apresentado pelo doente.

Daí o porquê de todo o medicamento homeopático ter sido previamente testado em sua forma de substância original, no homem são, para que se possa conhecer todos os sintomas que produz no ser humano, tanto na parte física, como emocional e psíquica.

É por isso que a homeopatia trata tanto sintomas físicos, psíquicos como emocionais. Desde uma simples dor física, até sintomas psíquicos, como medos, ansiedade, depressão, insônia, etc.

Fonte: Dra Alcione Novelino – Homeopata

Foto: Freepik

ADS

Enviar meu comentário