fbpx
ADS

Os distúrbios do sono causam uma série de comprometimentos no organismo. Quando falamos de ronco e apneia, estamos falando de uma redução significativa dos níveis de oxigenação de regiões importantes. O tratamento com CPAP auxilia na prevenção de algumas doenças, assim como melhora a qualidade de vida.

Entender como funciona o tratamento do ronco e apneia por meio desse equipamento ajuda a reduzir os receios daqueles que vão iniciar essa nova fase. Além disso, facilita a compreensão do que já usam e ajuda a seguir com o tratamento de forma adequada.

Você sabe como o CPAP funciona?

Antes de mais nada, é importante entender como o CPAP funciona. Ele é um equipamento que, por definição, envia uma pressão positiva de ar de maneira continua nas vias aéreas.

Dessa forma, consegue abrir as estruturas que tendem a fechar durante o sono.

Quando essas estruturas se fecham, parcial ou totalmente, geram uma resistência ao fluxo do ar, que causa o turbilhonamento e, consequentemente, o ruído característico do ronco. Além disso, se esse fechamento for importante, pode haver uma parada da respiração.

Para proporcionar mais conforto durante o uso, muitos dos CPAPs mais novos contam com uma válvula expiratória que se abre durante a expiração. Essa abertura torna o processo de soltar o ar mais confortável, pois reduz a resistência que o paciente pode oferecer.

É importante lembrar ainda que o aparelho envia uma pressão constante. O ajuste correto da máscara é crucial para garantir essa pressão enviada ao paciente, internamente.

Após o ajuste correto do conjunto paciente e aparelho, começamos a observar os efeitos positivos da terapia com CPAP.

Efeitos da terapia com CPAP no organismo

Por permitir uma boa oxigenação tecidual, logo no início do tratamento com CPAP percebe-se a melhora da qualidade do sono. Sendo assim, há mais disposição durante o dia e, consequentemente, a memória recente é afetada positivamente, pois é fixada durante o ciclo do sono. Quem não dorme bem, se esquece com mais facilidade das coisas.

Conseguimos perceber uma melhora da parte emocional, com redução da irritabilidade e das dores de cabeça ma􀆟nais. Há também vantagens para a parte circulatória por ajuste hormonal, permitindo o controle adequado da pressão arterial sistêmica.

Por regular as questões hormonais e o metabolismo, controla-se também o ganho de peso, facilitando o emagrecimento. Além disso, o ganho de massa magra durante um treino físico é melhor.

Importância de prestar atenção aos sinais que o corpo dá

Muitas vezes esquecemos como o sono exerce impacto sobre nosso corpo e mente, e

seguimos sem buscar ajuda para o ronco e a apneia. No entanto, muitas alterações e doenças são silenciosas, portanto o único sinal que apresentamos é justamente a alteração do sono.

Sendo assim, é muito importante ficar atento aos sinais que nosso corpo nos envia, como se fossem as luzes de alerta. Quando algo não está funcionando bem, ele nos avisa e cabe a nós olharmos e investigarmos o que isso quer dizer.

Conte com a equipe da Lumiar para ajudar nesse processo de tratamento de ronco e apneia com CPAP. Temos uma equipe especializada pronta para sanar suas dúvidas e ajudar na escolha do melhor equipamento para seu caso. Clique no botão abaixo e entre em contato.

ADS

Enviar meu comentário